V EFRAS

    A Escola de Física Roberto A. Salmeron (EFRAS) é uma escola voltada para a formação complementar de alunos de pós-gradução e em fase final do curso de graduação. Sua programação contempla minicursos, palestras e apresentações de trabalhos dos inscritos, promovendo um meio apropriado para a formação de alunos, bem como sua interação com professores e estudantes brasileiros e estrangeiros. A Escola é organizada pelo Centro Internacional de Física da Matéria Condensada (CIFMC) e Instituto de Física (IF) da UnB.

    A EFRAS foi nomeada em homenagem a um dos professores fundadores do Instituto de Física da Universidade de Brasília (IF-UnB). O Prof. Salmeron é um físico proeminente em sua área de atuação, tendo atuado, além do IF-UnB, no CRNS (França), onde se aposentou.

    A escola acontece anualmente desde 2012 e aborda um grande tema a cada evento. As edições anteriores tiveram como temas:


    Nesta quinta edição do evento o tema é "Avanços na interação radiação-matéria: Temperatura, dissipação e emaranhamento". Neste ano, pela primeira vez, a EFRAS terá dois dos três minicursos ministrados por professores estrangeiros, com o intuito de internacionalizar a escola. Com outras nove palestras convidadas a Escola pretende promover a divulgação de avanços recentes em áreas como: Óptica Quântica, Informação Quântica, Física Estatística, Teoria de Campo, e áreas afins.

Período da escola: 30/08/2016 - 02/09/2016
Local: CIFMC - IF/UnB

Contato: vefras@gmail.com